Duarte Mendonça ganha 2ª etapa

Numa manga desenhada para ir desde o Chão da Lagoa até à Ponta do Pargo, foi quem conseguiu chegar mais próximo à linha da meta.
Preparativos para a descolagem no Chão da Lagoa
Preparativos para a descolagem

No dia 22 de Abril de 2023 decorreu a 2ª prova do campeonato regional de parapente, com manga única devido às condições meteorológicas.
A descolagem de escolha foi o Chão da Lagoa (Funchal)

Estiveram 6 pilotos na descolagem para disputar a prova, dos quais 5 descolaram.

Campeonato Regional de Parapente 2023 - Desenho da manga 22 Abril
Desenho da manga de 22 Abril 2023

O percurso basicamente era seguir para leste. A linha de meta estava na zona da Raposeira (Ponta do Pargo). Em concreto era uma linha perpendicular à linha recta entre o Chão da Lagoa e a vila do Porto Moniz. 29,6 km de distância.

O Duarte Mendonça foi o piloto que melhor se aproximou de fazer o percurso, tendo conseguido fazer 21,5 km do percurso (otimizado). Inflectiu o voo nas zonas altas da Calheta.
O piloto optou por regressar porque se prosseguisse teria de aterrar e terminar o voo. Assim, fez o caminho inverso e veio aterrar à Ribeira Brava.

O pódio da prova completou-se com 2 pilotos que voaram até ao Lugar de Baixo, onde também aterraram. Nomeadamente o Nuno Aguiar e logo seguido pelo Evandro Amaro.

História da manga

Contrariamente à previsão, houve nuvens que se começaram a instalar instalar a partir das 10.00h. Tinham a sua base próxima aos 1000m de altitude. Se por um lado mostravam onde estavam as térmicas, por outro os 1000m representam uma menor margem de manobra para fazer o voo em distância.

Os 5 pilotos descolaram cerca das 11.00h. O João Quintal optou por aterrar ao Funchal. Os restantes 4 conseguiram seguir caminho e reencontrar-se no Jardim da Serra, na escarpa da Ribeira dos Socorridos.
É um sítio habitual para encontrar térmica porque fica virado a leste e de manhã recebe sol desde cedo.

Térmica nos Socorridos

O Nuno Aguiar apesar de ter descolado em 2º lugar acabou por passar o António Freitas a caminho da Ribeira dos Socorridos. Pouco depois chegaram o Duarte Mendonça e o Evandro Amaro.
Depois de subirem neste ponto passaram para o Parque Industrial do Cabo Girão onde voltaram a procurar subir.

CRP 2023 Abril - Diferentes opções de térmica
Diferentes opções de térmica no Cabo Girão

O Duarte Mendonça desceu um pouco mais para a costa, foi para a zona da estrada de acesso ao Cabo Girão. Este local revelou-se melhor porque permitiu subir mais um pouco do que aos restantes pilotos (~1200m). Aqui a nuvem formava-se mais alto.

Para o Evandro e o Nuno Aguiar, esta zona foi o início do fim, pois não tendo subido tanto quanto os restantes, não mais conseguiram encontrar ascendentes que lhes permitissem "voltar a jogo". Praticamente foram em planeio até ao Lugar de Baixo, com uma ou outra exceção pelo caminho.

Ribeira Brava decidiu quem fica e quem vai

Na Ribeira Brava definiu-se quem passa à frente

Para o António e o Duarte continuava o jogo, e o próximo desafio era o vale da Ribeira Brava. É necessário passar o mais alto possível. Acresce que quanto mais a oeste mais tarde chega o sol. Logo as condições estão menos desenvolvidas.

O Duarte chegou ao lado leste do vale com 784m. Estando acima da cota do terreno conseguiu encontrar a térmica e subir quase 200m e seguir para a Tabua.

Antonio Freitas apanhou descendentes que obrigou a aterrar no campo
Percurso final do Antonio Freitas

O António teve menos sorte. Chegou apenas com ~600m de altitude e ficou próximo à cota do terreno. A partir desse momento teve muita descendente e turbulência. A julgar pela deriva do Duarte Mendonça, provavelmente o vento estava a ir para dentro do vale, fazendo com que aquela encosta estivesse sotaventada, apesar de estar ao sol.

O António tentou ainda vir para a costa aterrar na praia, mas foi impossível. Com poucas opções e nenhuma delas ótima, acabou por aterrar em segurança no campo de futebol da vila, num exercício de grande perícia.

Aterragem no campo de futebol da vila da Ribeira Brava
Aterragem no campo de futebol (Antonio Freitas).

O Duarte Mendonça agora sozinho fez o percurso descontraídamente até à Calheta, onde fez ponto de inflexão e decidiu voltar atrás.
Pois prosseguir para a meta significaria ter de aterrar de forma improvisada pouco depois. As condições para se formarem térmica ainda não estavam criadas naquela altura.

Voo completo do Duarte Mendonça

Ao seu estilo fez o percurso até à Ribeira Brava, onde acabou por aterrar na praia 2.26h depois de descolar do Chão da Lagoa.

Com esta prova o Duarte Mendonça é o novo líder do campeonato regional.

Por clubes a Associação Desportiva do Porto da Cruz mantém-se na liderança.